terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diabetes: dúvidas sobre a doença.

Oie!
Há um ano, eu descobri que estava diabética.
Descobri sem querer, fui na endocrinologista para fazer uma dieta, queria emagrecer para tentar engravidar, afinal tinha recém casado e queria um bebê. E para minha supresa quando levei os resultados dos meus exames, a Dra. desconfiou que estava diabética, me mandou fazer outros exames para ter certeza, e qual foi o resultado, estava mesmo diabética...
E agora????? Fazer o que???
Tenho uma irmã que tem diabetes tipo 1 e acabou perdendo a visão por causa da doença. Eu sempre a ajudei, sempre estudei, pesquisei sobre a doença, posso dizer que até sei bastante coisa à respeito. Só que agora as coisas mudaram... eu sou a protagonista deste filme e se eu não me cuidar, quem vai sofrer as consquências sou eu mesma. Mas posso dizer que não é nada fácil, tento, tento, mas quando vejo já estou comendo uma coisa que não devo.
Ando pela internte, achei a matéria abaixo que achei bastante interessante e por isso resolvi dividir com vocês.
A matéria é do site http://www.mdemulher.abril.com.br/.

Há quem pense que só tem diabetes quem nasce com ela, mas não é bem assim. A doença pode surgir em qualquer momento da vida, especialmente se você tem pressão alta ou está acima do peso, que é o meu caso.
Segundo o endocrinologista Saulo Cavalcanti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, metade dos brasileiros não sabe que tem diabetes do tipo 2, aquela que pode ser adquirida por qualquer um.
"Mulheres pouco antes e depois de entrarem na menopausa estão mais sujeitas a ter diabetes tipo 2 e hipertensão", alerta o médico.
Muitos se desesperam quando descobrem que ficaram diabéticos - largar docinhos e comidas gordurosas, a essa altura da vida, não é nada fácil. No entanto, a mudança nos hábitos alimentares é a melhor forma de garantir a saúde do paciente. Descubra se você corre risco e saiba como controlar a doença sem medo.

Raio X da diabetes tipo 2

- Fatores de risco
Ser hipertensa, ter diabético na família, comer de forma desequilibrada, estar muito acima do peso e não fazer nenhum tipo de exercício físico.
- Maior incidência
A partir dos 30 anos.
- Controle
Feito com dieta e remédios.

As 3 maiores dúvidas sobre a doença

- Como sei que fiquei diabética?
Se você urina muito à noite, vive com fome, tem muita sede, sente cansaço, não consegue dormir direito à noite e está com a pele ressecada, procure um endocrinologista e faça um exame de sangue para confirmar. Quem sofre de hipertensão, colesterol alto ou é obesa também corre risco.

- O que posso comer agora?
Não é nada fácil deixar de comer tudo aquilo de que você gostava e adotar uma dieta regrada. Para sofrer menos com as restrições de doces, gorduras e frituras, procure ingerir alimentos que saciem a fome, como frutas, verduras, legumes, pães e massas integrais. Quando bater vontade de comer um doce, aposte nos produtos diet.

- Como ajudo quem tem doença?
O diabético tem dificuldade de se conformar com sua situação, além de ficar ansioso para conseguir manter a dieta. "Isso pode gerar tristeza e irritação, afetando as relações sociais", explica a psicóloga Andreia Calçada. Tenha paciência, aja com amor e tente ajudar a pessoa a aceitar que a doença precisa ser controlada pela boca.

Então vamos nos cuidar.

Bjos e até.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Rita,

Parabéns pelo teu blog, super diversificado e útil o conteúdo, ótimas dicas de estética e saúde! Nós da www.promoo.com.br seguiremos te acompanhando e anotando suas dicas de produtos e serviços interessantes!

Obrigado.
Promoo

Unknown disse...

Muito esclarecedor seu post flor, adorei a máteria.

Aline Simões Pires disse...

Oi, Rita!
Não sabia que você era diabética =/
Meu pai também é e minha avó era.
Só posso te dizer uma coisa.
Tens como levar uma vida normal, mas com algumas restrições, né
Não te convido mais para comer bolo de chocolate, hahaha
Se quiser umas receitinhas me avisa.
Tenho bastante em função do meu pai.
Beijinhosssss

Lady Nandy disse...

Oi Rita!!! adorei te conhecer!!

Ainda está de pé a proposta da gente se juntar e montar um evento?


Certo que eu vou querer

bjaum

Pauline Maciel disse...

Oi querida!!

Meu email é dicasdecomadre@gmail.com vams manter contato ein!

Pauline

Unknown disse...

eu li o post pq minha mãe é diabetica, e vive com mil dúvidas, então eu gosto de estar lendo osbre o assunto que é preocupante para estar cuidando da saúde dela , uma coisa q as pessoas precisam estar conscientes é q a diabetes ela pode surgir em qualquer idade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...