domingo, 23 de janeiro de 2011

Com que roupa eu vou????

Voce recebe um convite para um evento e nele diz: traje esporte.  Daí vem a dúvida, como é o traje esporte, pensando nisso, e também lembrando que é uma época de formaturas,  resolvi trazer aqui a descrição para cada tipo de traje.

Esporte, passeio, social, black-tie, gala. O convite para aquela festa tão esperada finalmente chegou. Você abre o envelope e logo surge a dúvida: “Como devo me vestir?”. O risco de errar a roupa é grande. Afinal, nem todos os convidados sabem o que significa o traje indicado no convite.
Tantas variações podem parecer coisa de outro mundo: esporte, passeio, social, black-tie, gala... Mas a coisa não é tão complicada quanto parece. Para vestir-se bem, de acordo com a ocasião, é preciso apenas ter bom senso.

ESPORTE

É a mais simples e informal de todas as roupas para festa. Mas isso não significa usar bermuda e tênis

Homem :

A ordem é dispensar a gravata e optar por um visual esportivo, mas sem perder a elegância. Calças de brim, sarja ou jeans caem bem nessas ocasiões. Elas podem ser usadas com camisas esportivas de mangas curtas ou longas ou com uma bela camisa pólo, em tecidos rústicos, como o algodão. Sapatos mocassins esportivos ou docksides completam o look.

Mulher :

Deve investir em roupas com tecidos simples, como o crepe e o algodão. Pode usar saia, calça comprida ou jeans com top ou túnica. Um vestido leve também é uma boa opção. Se a festa for à noite, pode usar um infalível tubinho preto. No inverno, outra alternativa é um terno esportivo. Sapatos ou sandálias baixas e poucas bijuterias completam o visual, que deve ser leve. Prefira bolsas grandes para o dia e de tamanho médio para a noite. Evite tecidos com brilho e maquiagem pesada.

PASSEIO OU ESPORTE FINO

Antigamente chamado de tennue de ville, este exige um pouco mais de cuidado, mas ainda implica um compromisso informal

Homem

Para festas realizadas até o final da tarde, o homem pode vestir calça de sarja acompanhada de camisa clara (ou de listras finas) e blazer; terno claro ou ainda calça com blazer escuro. A gravata é opcional.
Nos eventos noturnos, pode-se optar por um terno de tom escuro; ou ainda calça com blazer. Seja qual for a escolha, a gravata deve estar sempre presente.

Mulher

Os vestidos discretos, como um simples tubinho, são sempre adequados. Prefira os de tecidos leves, como a musseline e o crepe. Outra opção é usar uma pantalona com uma blusa ou ainda um tailleur de calça ou saia. Nos pés, sandálias de salto médio ou plataformas. Bolsas de tamanho menor são indicadas para festas à noite. Complete o visual com jóias discretas. Lembre-se de que, durante o dia, cabelo e maquiagem devem ser mais simples.

SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO

Eventos que sugerem essa roupa são mais formais do que os anteriores. Pedem atenção e requinte com a produção

Homem

O traje deve ser traduzido como: terno e gravata, obrigatoriamente. O homem deve optar por terno de padrão único em tom escuro, como azul-marinho, grafite ou risca de giz, com camisa social branca ou azul-clara e gravata com estampa discreta. O colarinho, de preferência, deve ser sem botão.

Mulher

Pode aproveitar a ocasião para usar vestidos com decotes discretos em tecidos nobres, como a seda, o shantung e o tafetá. Também pode investir em transparências, como a da musseline, e em bordados sutis. Tailleurs são permitidos, desde que sejam de tecido nobre. Para acompanhar o look, xales, echarpes e casaquinhos, calçados de saltos altos e bolsas pequenas. Capriche no cabelo e na maquiagem.

BLACK-TIE, HABILLÉE (PARA AS MULHERES), TENNUE DE SOIRÉE OU RIGOR

Ocasião que é sinônimo de glamour, requer um visual sofisticado

Homem

Deve ir de smoking. A camisa é branca com pregas, gravata borboleta e faixa, sempre preta. Quem optar por alugar o traje, deve observar se o tecido está em boas condições. Sapatos pretos com verniz.

Mulher

O vestido é o traje mais apropriado para a ocasião.
Ele pode ser curto ou longo e deve ter detalhes como uma fenda ou um decote mais pronunciado. O tecido deve ser nobre, como a seda, a renda, a casimira e o tafetá. Complete o visual com echarpe ou estola, jóias, calçados de saltos altos e bolsa pequena. Capriche na maquiagem e nos cabelos presos num belo penteado.

GALA

O mais exigente de todos. Os convidados devem se vestir com elegância e muita sofisticação

Homem

A casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida) é o traje adequado para festas de gala. Gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas para cima. Sapato social preto, sem cadarço. Também deve-se observar o cuidado com o tecido, caso a roupa seja alugada.

Mulher

Vestido sempre longo, abaixo do tornozelo, é o traje recomendado para elas. Jamais devem vestir calça ou conjunto de saia e blusa. Os tecidos devem ser nobres, como a seda e a renda. Os bordados também casam com a ocasião. Sandálias ou sapatos altos, bolsa pequena e jóias completam o look. Cabelo e maquiagem devem estar impecáveis.

E aí, gostaram das dicas? Agora não tem mais erro.
Bjos e até.

4 comentários:

Fabi disse...

Oi, Rita!

Adorei o seu post, beeem esclarecedor!

Eu, pelo menos, fico super confusa quando chegam os convitinhos com a especificação do traje... rsrsrs

E fico com medo de errar, né????

Bjsss

Fabi
http://bellanefertiti.blogspot.com

Jackie Sotero disse...

Menina show de bola essa dicas, eu também fico perdida qdo chegam uns convites, aliás, tenho uma formatura pra ir esses dias e não vou errar no meu traje.
rsrsrsrsrs

josiane disse...

adorei seu post muitas coisas ai eu nao sabia. vou guardar as dicas pq tambem as vezes fico na duvida!!

josiane disse...

com essas dicas vou saber me vestir na formautura do meu anjinho de 3 aninhos nao posso fazer feio ne! obrigada pelo post maravilhoso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...