domingo, 2 de janeiro de 2011

Cuidados básicos para pele oleosa!

Oi pessoal!
Como passaram de virada de ano?
Começando o ano e com ele o blog voltando ao normal.
Então achei legal trazer algumas dicas para quem tem pele oleosa como a minha, e sofre muito com este calor do verão.
Pele oleosa dá trabalho, sobretudo com a chegada do verão e a necessidade de usar protetores solares e hidratantes. A escolha errada dos produtos e a falta de cuidados essenciais podem ser a origem de alguns problemas. O excesso de oleosidade, geralmente característica genética, dá a aparência de pele suja, isso quando não é agravado pelo surgimento de cravos e espinhas., em alguns casos, pode haver a necessidade de intervenções médicas, como a administração de remédios ou a realização de peelings intensos.
Os demartologistas ressaltam que, na maioria das vezes, cuidados básicos podem amenizar o efeito da oleosidade e deixar a pele com aspecto mais  saudável. Confira as dicas de especialistas.

* Lavar o rosto com água fria, de duas a três vezes por dia, com sabonetes suaves/neutros ou lenços umedecidos deixa a pele limpa e com menos oleosidade. Mas deve ser evitada a limpeza muito intensa, que pode resultar no chamado efeito rebote, quando a pele, ao ser agredida, se defende produzindo ainda mais oleosidade.

* Para a eliminação de células mortas e cravos é recomendável uma limpeza mais profunda que pode ser feita com um peeling leve. Os mais intensos só devem ter orientação de dermatologistas, porque podem resultar em danos à pele e até cicatrizes.

* Hidratar a pele também é necessário. Afinal, pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada. Na hora de escolher qual produto  utilizar, fique com os que têm no rótulo a expressão oil free. 

* O uso de protetores solares é essencial, principalmente durante o verão. Também nesse caso, é importante dar preferência aos géis e aos produtos oil free. 

* Em relação à maquiagem, se recomenda que sejam mais leves, evitando os cremes e substituindo por produtos à base de gel, mais fluidos ou em pó, porque ajudam a reduzir a oleosidade. Lembra-se que para todas as peles, mas principalmente as oleosas, é importante retirar a maquiagem à noite. Peles oleosas costumam ter poros muito abertos, que podem ficar obstruídos por bases e outros produtos, resultando assim em espinhas e cravos. 

* Depois da limpeza, produtos adstringentes, sem álcool na fórmula, ajudam a fechar os poros e equilibrar o pH, acalmam e refrescam a pele. 

* Uma boa alimentação, à base de frutas e vegetais, e o consumo de bastante água, fundamental para absorção dos nutrientes e para a hidratação, ajudam a manter saudável qualquer tipo de pele.

* Peles oleosas costumam estar associadas a cabelos também oleosos. Por isso, é importante utilizar xampús adequados e aplicar condicionador apenas nas pontas, evitando o couro. 

* Para quem acha que as pessoas de pele oleosa têm menos rugas e envelhecem mais tarde: isso não é verdade. As rugas têm mais a ver com a cor da pele (as pessoas claras têm mais propensão a elas) e com a exposição exagerada ao sol, inimiga de qualquer tipo de pele.

* E um alerta: o estresse ativa o hormônio cortisol que estimula a glândula sebácea, fazendo com que produza uma maior oleosidade. 

É isso aí, vamos cuidar da pele. O próximo post é sobre um produtinho que conheci e está ajudando minha pele.
Fonte: DONNA ZH
Bjos e até.

3 comentários:

Alinoca disse...

Oi, Rita!
To com saudades de ti, amiga!
Estou doida para te encontrar e fofoquear bastante =)
Enquanto isso, estou passando para avisar que tem selinho para ti lá no blog!
Beijinhosssss

josiane Prado disse...

que dicas maravilhosas minha pele do rosto e muito oleosa foreo com isso, ja a do corpo e tao seca tenho que viver hidratando

Jackie Sotero disse...

Ultimamente tenho usado a linha clearskin da Avon e estou adorando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...