quarta-feira, 16 de março de 2011

Alimentos que devem fazer parte da dieta dos diabéticos!

Oie!!!

Falando ainda sobre Diabetes, hoje vou mostrar alimentos que devem fazer parte da dieta dos diabéticos.

- Cereais integrais: as fibras presentes nestes alimentos retardam a absorção de glicose, facilitando o controle da glicemia. Substitua os cereais refinados pelos integrais e consuma: arroz integral, pão integral, biscoitos integrais, quinua, amaranto e massas integrais. O farelo de aveia e a semente de linhaça também são indicados e podem incrementar sucos, vitaminas e iogurtes.

- Farinha de Banana Verde: fonte de amido resistente, retarda os processos de digestão e absorção. Assim, a glicose é absorvida mais lentamente, evitando picos glicêmicos e mantendo a glicemia controlada. Use-a em sucos, vitaminas e iogurtes ou utilizada na preparação de receitas de pães, bolos e cookies.

- Adoçantes: devem substituir o açúcar. Boas opções são a estévia e a sucralose, que podem ser utilizadas para adoçar sucos, chás, vitaminas e cafés. Para preparo de receitas de bolos, pães, biscoitos use adoçante para forno e fogão. Há ainda a opção de usar o agave, que possui baixo índice glicêmico, ou seja, aumenta a glicemia de forma lenta.

- Hortaliças: são fontes de fibras, vitaminas e minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo. Devem ser incluídos nas principais refeiçõe, para o controle das taxas de glicose. Recomenda-se iniciar as principais refeições pelo consumo de uma salada de vegetais crus.

- Produtos sem adição de açúcar: fique atenta aos rótulos dos produtos e compre aqueles que vêm com a informação ‘sem adição de açúcar ou zero açúcar’.

- Ficar atenta aos horários para se alimentar também é fundamental. Procure fazer de 5 a 6 refeições por dia, com o intervalo de três horas entre as refeições, evitando permanecer em jejum prolongado. Antes de dormir, faça uma refeição leve antes de dormir (iogurte desnatado, leite de soja ou tofu) e tomar café da manhã assim que acordar.

Bjos e até.

5 comentários:

Josiane disse...

a dieta e complicada heim flor, tem muitas coisas ai que nao gosto :(
nao tenho diabetes, mas sei como deve ser dificil quem tem tomar os devidos cuidados.

Unknown disse...

complicada mesmo e difícil de naum cair nas tentações de comer o q naum se pode, minha mãe que o diga!!!!

Jackie Sotero disse...

Gente o que eu acho mais difícil é qdo vc adquire o diabetes, pq depois que experimenta todas as coisas gostosas e ter que parar de comer é muito chato.
Qdo já nasce com o problema eu acredito que seja mais fácil se acostumar.
Além disso as pessoas ao redor têm que colaborar e ajudar né?

Mas, força amiga...

Josiane disse...

concordo com tudo que a jackie disse!

Janaína Santos disse...

Muito boas as dicas!!
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...