quarta-feira, 29 de junho de 2011

Saiba como evitar e controlar o Diabetes!

A doença silenciosa atinge diversas partes do corpo, mas pode ser evitada

O diabetes é uma doença silenciosa. Quando os níveis de açúcar no sangue começam a aumentar, o corpo se adapta. Por isso, não há sintomas. É muito comum uma pessoa chegar ao hospital com infarto do miocárdio sem saber que é diabética. Também não é raro um paciente ter cegueira e ignorar ser portador da doença. Apesar disso, entre 8% e 10% dos brasileiros têm diagnóstico confirmado de diabetes. Com o crescente ganho de peso da população, esse percentual tende a aumentar.

Entenda o funcionamento do diabetes

A doença pode ser explicada como uma diminuição do metabolismo do açúcar. Ou seja, as células não absorvem toda a glicose dos alimentos e a concentração dessa substância no sangue aumenta. O que prejudica a entrada de açúcar nas células é a ausência ou a insuficiência de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. A insulina "abre a porta" da célula para a glicose e é liberada no corpo sempre que a pessoa se alimenta. Quando ela come muito, por exemplo, o pâncreas precisa produzir muita insulina e pode ficar sobrecarregado. Se a pessoa tem sobrepeso, o excesso de gordura nas células prejudica a ação do hormônio. "Não engordar é o fator mais importante da prevenção", explica  especialistas.

Os tipos de diabetes

O diabetes tipo 1 é mais frequente em crianças e adolescentes. O portador para de produzir insulina e se torna dependente de injeções pelo resto da vida. Os médicos ainda desconhecem as causas dessa modalidade da doença. O tipo 2 é mais comum e atinge principalmente adultos com mais de 40 anos. A ocorrência de diabetes na família é um fator de alto risco, assim como o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade. Nesse caso, o pâncreas fica sobrecarregado e produz insulina em quantidades insuficientes. Por isso, o tratamento é possível apenas com medicação.

Como prevenir

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para evitar o desenvolvimento da doença. Isso inclui uma alimentação equilibrada, sem excesso de açúcar e carboidratos, ao menos 150 minutos de atividade física por semana e um checkup anual. É importante ficar atenta aos fatores de risco: idade, obesidade, hipertensão, colesterol alto, histórico de diabetes ou de doenças cardíacas na família e diabetes durante a gravidez. Pessoas com mais de 40 anos estão mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. Por isso, é essencial procurar um médico e fazer os exames.

Veja quais partes do corpo sofrem com a doença

É possível ter diabetes sem saber. Confira os principais sintomas e complicações da doença para não ser pega de surpresa

Cérebro
A doença pode deixar o cérebro mais lento. O diabetes também é um dos fatores que causam derrame ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Rins
Insuficiência renal. O excesso de glicose prejudica a capacidade de filtragem do sangue.

Bexiga
O diabético urina várias vezes, principalmente à noite. Pode haver dificuldade de eliminar a urina. No homem, também há o risco de impotência.

Pés Machucados
Feridas que não saram, dores, formigamento e diminuição da sensibilidade (a doença danifica o sistema nervoso).

Olhos
Visão embaçada. Em estágio avançado, o diabetes pode provocar cegueira. A doença danifica os vasos sanguíneos da região.

Boca
Sede constante e intensa, provocada pela desidratação, e hálito com cheiro de acetona.

Coração
A doença predispõe à hipertensão e a doenças cardíacas. Pode causar infartos.

Estômago
Fome intensa e emagrecimento, pois a glicose ingerida não é transformada em energia.

Músculos
Funcionam sem renovação de energia. Isso causa fadiga persistente e fraqueza.

Gentem, sei que posso me tornar repetitiva falando sempre sobre Diabetes, mas é uma doença que me preocupa muito, além de eu ter diabetes, tenho uma irmã que perdeu a visão por causa das diabetes e sei bem o que esta doença pode causar, por isto o motivo do alerta.

Bjos e até.

3 comentários:

BRECHOZINHO DA MEL disse...

COM CERTEZA SEMPRE É BOM RELEMBRAR E FICARMOS ATENTOS AOS SINTOMAS!

liiz! camargo. disse...

Adorei o post, é sempre bom estar atenta ;D

Janaína Santos disse...

Precisamos sempre estar atentos nos sintomas!!!
Muito bom o post!!!!
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...