sábado, 9 de abril de 2011

Cutículas: Tirar ou não tirar?

Tirar ou não tirar as cutículas é uma questão que gera dúvida entre as mulheres. O hábito mais comum é usar o alicate e remover toda aquela pele fininha que insiste em crescer ao redor das unhas e incomodar na hora de aplicar o esmalte.

Entretanto, é importante saber que as cutículas não estão ali à toa. Elas têm a função de aderir às unhas e servir de proteção contra bactérias causadoras de doenças. Por isso não é aconselhável retirá-las sempre.
Sabendo disso, várias mulheres vêm mudando os hábitos e agora fazem as unhas sem retirar completamente as cutículas. É uma maneira de aliar beleza e saúde, por isso tem se tornado preferência.

Ao remover as cutículas, a pele fica exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus que podem causar micoses, infecções e até danos no crescimento da unhas.
Por isso, ideal é remover somente os excessos e empurrar o restante com uma espátula. Uma dica é fazer isso todos os dias após o banho, quando elas estão “molinhas”.
Além disso, as cutículas precisam estar bem hidratadas. Se elas estiverem secas, não há esmalte que consiga deixar as unhas bonitas. Para solucionar este problema, existem diversos produtos para cutículas. A maioria deles tem propriedades nutritivas que tratam a pele, hidratam e amaciam as cutículas.

E aí você tira ou não as cutículas?
Vou confessar que eu ainda tiro, está difíciel aderir a esta maneira de empurar, eu acho horrível cutícula aparecendo.

Bjos e até.

5 comentários:

Ruiva Cohen disse...

Eu consegui parar de tirar, e não me arrependo. Nas primeiras semana você sente falta, mas depois se acostuma. Mas tem que hidratar muito as cutículas para não ficar feio.

beijos

Josiane disse...

sabe que nunca tinha pensado nisso acho que nao consigo parar de tira las :(
a unha fica tao bonita! mas temos que cuidar da saude tambem !

Unknown disse...

Eu confesso que já tentei mas não ocnsegui ficar muito tempo sem tirar infelizmente .

RUDYNALVA disse...

Então já tinha visto uma reportagem sobre não tirar as cutículas, pois são a proteção da unha.
Evito tirar toda semana, tiro uma vez por mes e não fica feio não, fica bem bonitinho.
cheirinhos
Rudy

Janaína Santos disse...

Faz mais de 1 ano que não tiro minhas cutículas!!!
Estou adorando!!
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...