domingo, 17 de abril de 2011

Os benefícios da drenagem linfática!

A drenagem linfática, também conhecida como massagem linfática, é uma técnica que tenta auxiliar o organismo num processo natural para eliminar as toxinas resultantes do trabalho do metabolismo e drenar os líquidos que devem ser eliminados. É aplicada com movimentos rítmicos e de pressão leve para estimular o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado.
O sistema linfático é responsável por regular o sistema imunológico, filtrar o sangue e remover toxinas que podem prejudicar o organismo e causar doenças. Quando esse sistema fica lento ou ocorre algum tipo de bloqueio no seu funcionamento, o corpo tende a acumular toxinas.

Ao contrário do que muita gente pensa, a drenagem linfática não tem que doer e nem deixar hematomas para funcionar. A ideia é que ela seja suave e inclusive relaxante. O desconforto pode acontecer se alguma região massageada estiver mais sensível por inflamação, acúmulo de líquidos ou cicatrizes recentes de cirurgia, e o surgimento de manchas roxas indica que os movimentos foram muito agressivos e houve rompimento de vasos.
Sua principal indicação é para celulite, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, varizes, pernas cansadas, tensão pré-menstrual, alívio de dores musculares. Pode ser realizada isoladamente ou associada a outros tratamentos

Quais os benefícios da massagem linfática?

Os benefícios da drenagem linfática, dados pela melhora da circulação e pela eliminação de toxinas, ajudam a prevenir vários problemas de saúde. Além de ajudar a limpar os bloqueios e estimular a drenagem dos líquidos presos entre as células, a drenagem linfática também pode melhorar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura do corpo.
A massagem estimula o sistema imunológico, necessário para manter o corpo forte e saudável e alivia os efeitos negativos provocados pelo mau funcionamento do sistema linfático, como dores nas articulações, dores de cabeça, cólicas menstruais, acne, doenças respiratórias e até mesmo depressão.
A massagem linfática também pode combater a celulite. Seja por má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, a celulite começa com um processo de retenção de líquidos que ocasionam a má oxigenação dos tecidos. A técnica evita a celulite justamente por eliminar o excesso de líquido e toxinas.
Se bem aplicada, a massagem diminui a retenção de líquidos no abdômen, coxas e culote, áreas do corpo mais propensas ao acúmulo de gordura. Portanto, outro benefício da massagem linfática é ajudar a reduzir alguns centímetros na silhueta.
O recomendando é fazer no mínimo dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas já na primeira sessão é possível notar uma melhora visível do inchaço.

Bjos e até.

2 comentários:

Unknown disse...

J[á fiz algumas sessões e tive bom resultado, os benefícios são incriveis!

Janaína Santos disse...

Muito bom conhecer melho sobre a drenagem linfática!!
Muito bom o post!!!
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...